Assistência Estudantil




“Se o presente é de luta , o futuro nos pertence.”
Che Guevara

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL


Depois da vitória de adentrar na universidade, fazemos uma pergunta: todos os estudantes têm condição de permanecer nela?


Acreditamos que para garantir uma formação de qualidade e não evasão do ensino - temos que lutar pela concretização das pautas da Assistência Estudantil.

Na rotina de estudos, provas, monitorias, estágios, pesquisas, extensão... torna-se difícil manter as condições de saúde e qualidade de vida, ocorrendo até graves prejuízo às dimensões biológico, psicológico e sócio-cultural. Em várias universidades dos país o RU de acesso universal é uma realidade, aqui não deveria ser diferente, há verbas e programas para isso! Por isso, nossa luta é de RU de qualidade PARA TODOS!

Um dos maiores gastos do estudante para manter-se na universidade e, consequentemente, poder concluir sua formação é moradia. Portanto, é necessário lutar por melhores condições da residência universitária, garantindo meios que viabilizem a permanência efetiva do estudante na instituição e propiciem qualidade de vida em seu período universitário.

O tripé da universidade, condição indissociável da mesma, é composto por ensino, pesquisa e extensão. Para viabilizar o andamento concreto desse tripé, faz-se necessário subsidiar condições mínimas para o estudante realizar suas atividades de maneira adequada. Consideramos, assim, a importância da remuneração de atividades, como: monitoria, iniciação científica, extensão universitária, PETs, entre outras. Acompanhar sua distribuição, divulgar e lutar por sua  ampliação e pontualidade.

- A luta pela autonomia da entidade nos interiores é uma luta a considerar, mas já perdemos muito nesses últimos anos, rever problemas, procurar soluções e unificar as lutas é o que propomos.


Jornada MultiCampi Já!