quinta-feira, 8 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE


“Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence.”
(Bertold Brecht)

EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE
A nossa universidade tem fomentado uma formação tecnicista, fazendo com que os profissionais gerados nessa instituição só atendam as demandas mercadológicas, deixando carente as verdadeiras necessidades de nossa sociedade.


Mas o problema de nossa educação não para por aí: Enfrentamos uma precarização do ensino em nossa instituição que é explicitada na falta de professores, no acervo mínimo de livros, na ausência de interpretes em libras para os surdos nas salas e demais instancias da mesma, na falta de informativos em braile em todas as partes para os deficientes visuais, na dificuldade no deslocamento de deficientes aos principais prédios, onde o acesso para cadeirantes é inexistente. 


Nesse sentido, fica claro a necessidade de elencarmos as seguintes propostas:

- Viabilizar a campanha dos 10% do PIB para a educação! - Estudantes de todo o mundo vem percebendo a realidade da precarização do sistema educacional. Isto tem levado a uma indignação coletiva com os governos que não direcionam os investimentos necessários para educação. Assim, vários movimentos sociais vêm se mobilizando para reinvidicar os 10% do PIB para a educação!

- Lutar pela acessibilidade como direito de ir e vir e de acesso aos direitos socais, como educação, saúde, habitação e transporte.

- O REUNI possibilitou o aumento no acesso de vários estudantes à Universidade. Contudo, esta ampliação não veio acompanhada de recursos suficientes para a reestruturação adequada para atender as novas demandas. Diante disso, pretendemos a construção de um Observatório da Expansão Universitária!

- A relação entre a universidade com movimentos e setores da sociedade, fazendo-a cumprir seu compromisso, ocorre pelo que se denomina Extensão. Para realizar concretamente esta missão, faz-se necessário construir o referencial de extensão enquanto cultura produzida pelos trabalhadores, articulados com o conhecimento acadêmico, ou seja, a Extensão Popular. Dessa forma, precisamos incentivar a participação efetiva de estudantes nesses projetos.

- A formação profissional requer um acesso vasto ao conhecimento, que só é viabilizado a partir do contato com a literatura de cada saber. E assim, lutamos por uma ampliação, de qualidade, dos acervos das Bibliotecas.

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