segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PASSE LIVRE!


"Quem tem consciência para ter coragem, quem tem a força de saber que existe e no centro da própria engrenagem inventa a contra-mola que resiste ." 
Secos e Molhados

PASSE LIVRE!
O ônibus coletivo urbano é um meio social que garante o acesso da maior parte da estudantada da UFPB. Ou seja, não existe para muitos de nossos companheiros universitários uma universidade pública de fato, já que o primeiro passo para chegar a sala de aula custa para o estudante o terceiro maior gasto de sua família, de acordo com pesquisa realizada pelo IPEA.

Mas será que as coisas sempre foram assim? Em 1988 depois de vários aumentos da passagem do ônibus da capital paraibana, os estudantes indignados com a realidade do difícil acesso ao transporte público, se organizaram e após várias mobilizações, conseguiram o passe livre estudantil que foi direito concreto até o ano de 1996, no qual o governo sucateou e privatizou todas as linhas do nosso busão!



Assim, a bandeira do PASSE LIVRE é uma luta real, bastando mirarmos no exemplo vitorioso de 1988. Nesse mesmo sentido, estando intimamente ligada ao acesso à educação, cultura, comunicação, ao trabalho e a permanência na universidade, o PASSE LIVRE! se constitui como uma pauta fundamental da luta dos estudantes.


PASSE LIVRE É PRA JÁ? PASSE LIVRE JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário